O Royal Plaza Shopping mudou as regras para entrada de adolescentes (de 12 a 17 anos) no local. Há duas semanas, o maior shopping de Santa Maria decidiu restringir o acesso desse público para conter rolezinhos. Em 9 de maio, o espaço só permitia a entrada de adolescentes portando identidade e acompanhados dos pais, responsáveis legais ou responsáveis maiores de idade com autorização dada pelo pais e registrada em cartório. A decisão virou polêmica na cidade e foi defendida pela gerência do centro comercial, sob o argumento de que garantia segurança no local, e criticada por ser preconceituosa.
Nesta segunda-feira, o Royal comunicou que desde a manhã de hoje, os adolescentes podem entrar no local se apresentarem documento de identidade e preencherem um cadastro. Em nota para a imprensa, o shopping esclarece que "o preenchimento é rápido e realizado pelos porteiros na entrada do estabelecimento"
São solicitados dados como nome completo, nome do pai ou da mãe e o telefone do responsável. O horário de entrada da pessoa ficará registrado em um sistema do shopping.
"Desta forma, o shopping poderá controlar, através das câmeras de segurança, as atividades dos adolescentes e, caso necessário, contatar os pais dos mesmos", explica a nota.